Join today and be a part of the fastest growing B2B Network
Join Now
Search

8 alternativas alibaba mais bem classificadas no Vietnã

Se você já pensou em procurar um fabricante ou um fornecedor no Vietnã, sua primeira escolha seria considerar verificar os serviços da Alibaba.

No entanto, este não pode ser o melhor recurso para optar, pois não é muito ativo no Vietnã em comparação com o funcionamento na China. Felizmente, o Vietnã percorreu um longo caminho para chegar a alternativas lançando sua própria plataforma de comércio eletrônico que pode ajudar as empresas do país a acessar o mercado da União Europeia.

As dificuldades de sourcing no Vietnã

Ao terceirizar no Vietnã

ou em outra economia asiática se, descobriu-se que seus processos podem ser mais complexos do que os da China. O mercado é significativamente menor do que os da China – o que significa que a presença on-line de fabricantes e fornecedores é seriamente sub-representada.

Na verdade, existem mais de mil sites que não têm um site ou uma listagem de diretório, o que torna quase impossível obter os produtos a menos que você voe para o Vietnã e comece pessoalmente a vetar as fábricas. Além disso, existem muitos fabricantes no Vietnã que não têm sites baseados em língua inglesa, então se você quiser fazer um pedido, você terá que falar em vietnamita para fazê-lo.

Além disso, se você chegar a agências de sourcing no Vietnã, você pode praticamente fabricar todos os produtos no Vietnã – o que é realmente muito mais difícil do que parece. Por exemplo, suponha que você esteja esperando para obter seus produtos no Vietnã sozinho, como vender sacolas. A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar fornecedores para bolsas em sites famosos como o Alibaba, onde você vai descobrir que a palavra-chave ‘saco vai puxar para cima cerca de 331 fabricantes no Vietnã, enquanto na China, você encontrará mais de 39230 manufaturas usando a mesma palavra-chave. Além disso, mesmo que você consiga fazer um bom negócio com os fabricantes de bolsas no Vietnã e economizar as despesas extras, ainda pode ser muito difícil entrar em contato com os fornecedores.

A China é provavelmente o lugar mais conveniente para você encontrar qualquer tipo de fornecedor. Não importa o que você precisa, você sempre encontrará os produtos na China. Isso se deve à sua suposição geral de que tudo pode ser possível na China com apenas alguns cliques para conseguir o que você quer. Como tal, há um forte contraste no mercado de fornecedores entre a China e o Vietnã.

Infelizmente, as fontes de fabricação no Vietnã não amadureceram a ponto de os fornecedores terem materiais, infraestrutura, presença na internet e vários outros itens essenciais necessários para fabricar produtos diversos. Consequentemente, os fabricantes baseados no Vietnã têm que depender da importação de materiais da China para eletrônicos e têxteis. Além disso, muitos fabricantes que estabeleceram com sucesso suas fontes e têm controle total sobre suas habilidades de fabricação raramente se abrem para compradores estrangeiros. Então, se você está esperando fazer contato com um fornecedor do Vietnã, você precisará de um mediador que possa fornecer os produtos para você.

Em conclusão, a fabricação no Vietnã não é tão simples quanto apenas chamar um fornecedor e fazê-los iniciar a fabricação. Simplesmente encontrar um fornecedor pode ser o desafio mais difícil para começar.

No entanto, estamos agora testemunhando uma mudança nestas circunstâncias, à medida que os fabricantes no Vietnã estão começando a enfrentar essas questões depois de testemunhar um aumento positivo em seu comércio eletrônico durante a pandemia COVID-19. O vice-ministro do comércio e indústria, Cao Quoc Hung, disse que a Amazon e o Alibaba tinham impulsionou a produtividade dos negócios famílias e microempresas para exportar seus produtos, o que foi considerado um feito impossível no passado. Ele também acrescentou que o que o Vietnã precisa agora é fazer avanços para ajudar as empresas vietnamitas a alcançar o acesso a mercados estrangeiros, como a UE.

Naturalmente, isso trouxe à tona a questão de por que não usar o Alibaba ou a Amazon, que já são profissionais no negócio para negócios e negócios para as vendas ao consumidor? Como mencionado anteriormente, essas plataformas não são muito ativas no Vietnã – mas mais do que isso, o Vietnã espera competir com seu vizinho por investimentos estrangeiros. Ao manter as coisas internamente, mais dinheiro permanece dentro do país, ao mesmo tempo em que reduz os riscos de fazer negócios com entidades que têm enorme poder de mercado e são obrigados a seguir as regras do governo chinês.

De acordo com um relatório da mídia estatal vietnamita, a UE já se tornou um dos principais parceiros comerciais do Vietnã

, com um comérciobidirecional que atingiu US $ 56,45 bilhões em 2019 e exportações vietnamitas que valem US $ 41,5 bilhões.

Alternativas Alibaba no Vietnã

Apesar da crescente fragmentação do cenário de negócios no Vietnã, sua fabricação está crescendo, já que muitas alternativas ao Alibaba foram estabelecidas para combater as dores crescentes da economia do Vietnã.

1. eWorldTrade

O mercado de e-commerce B2B revolucionou a região do Extremo Oriente, emergindo como uma das opções preferidas. A eWorldTrade cresceu fenomenalmente no espaço global do e-commerce B2B. Possui uma infinidade de listagens em várias categorias e fornece aos compradores e vendedores um ecossistema saudável.

A eWorldTrade surgiu há cerca de 10 anos, e aos poucos tem capitalizado no espaço de mercado global, tornando-se uma das plataformas de e-commerce B2B mais procuradas.

2. Fontes Globais

A Global Sources é uma das principais alternativas ao Alibaba e tem uma seção para fornecedores em fornecedores vietnamitas também. Como tal, eles têm quase a mesma plataforma que o Alibaba, o que torna mais fácil reduzir as pesquisas com base no tipo de fornecedores que você está indo para. Assim, esta plataforma serve como uma plataforma de negociação confiável dentro da Ásia, ao mesmo tempo em que é a segunda maior logo após o Alibaba.

Criado em 1975 pelos ex-pats ocidentais que queriam promover a fabricação no Vietnã. A Global Sources tem uma reputação melhor em comparação com o Alibaba quando se trata de sua qualidade de produto, onde a Global Sources tem qualidade muito superior. Além disso, se você verificar sua seção de “Fabricantes e Fornecedores do Vietnã”, você verá que existem atualmente mais do que 5900 produtos por atacado

de mais de 560 fornecedores.

Sua gama de produtos varia de sacos a eletrônicos a alumínio e muito mais. Seus pedidos de quantidade mínima variam de dez peças até cerca de 5000 peças em itens específicos. Além disso, você vai descobrir que seus fornecedores oferecem fornecedores confiáveis no Vietnã, e não há nada que possa dar errado, como fraudes de pagamento, desde que você seja cauteloso com seus parceiros.

Além disso, como a Global Sources é um vendedor confiável, eles também querem ter certeza de que estão conduzindo negócios com um comprador igualmente confiável que os pagará em dia. Então, enquanto você estiver disposto a ter tempo para ganhar a confiança desses fornecedores, você pode apenas ser capaz de fazer seus pedidos e obter seus produtos fabricados a taxas mais baixas do que você faria com fornecedores chineses.

3. Vietnam AZ

VietNam AZ atualmente serve como o principal diretório alternativo para o VTown e também é uma fonte confiável para descobrir vários fornecedores em VN.

Este lugar também possui uma plataforma acessível que permite reduzir os potenciais fornecedores com base na indústria e nos produtos. Este site está operacional há várias décadas, e é útil para realizar pesquisas quando você está procurando novos fornecedores.

Outra razão pela qual este site se destaca é porque começou como um diretório para empresas japonesas sediadas no Vietnã, mas se tornou um diretório muito maior, onde empresas de todo o mundo têm listado suas fábricas no Vietnã.

Como tal, o diretório da Vietnam AZ tem uma grande lista de milhares de empresas que estão operando no Vietnã, e no momento, mais de cem fabricantes foram listados em indústrias como fabricação de veículos, móveis, equipamentos médicos, madeira, eletrodomésticos, petróleo e muito mais.

4. VTown

Uma empresa que existe há décadas, a VTown é de longe uma das maiores fornecedoras e diretórios de fabricantes por tamanho.

A VTown não permite compras de fornecedores como Global Sources e Alibaba, onde os pedidos podem ser feitos imediatamente. Em vez disso, a VTown simplesmente fornece listagens de fabricantes que são baseados na localização, indústria e várias outras informações essenciais. A cada momento, há mais de 5088 fornecedores na VTown e mais de 11354 produtos individuais prontos para venda. Dentro do domínio online, todas as indústrias foram representadas desde têxtil/calçado até construção e agricultura.

Consequentemente, cabe aos compradores realizar suas pesquisas e fazer contato com seus fornecedores individualmente se e quando quiserem encomendar. Além disso, mesmo que você tenha uma escolha mais ampla quando se trata de seleção de fábrica, isso pode acabar sendo uma desvantagem, pois você não sabe se esses fornecedores estão abertos a negócios ou a listagem está desatualizada e você terá que entrar em contato pessoalmente com eles. Mesmo assim, o VTown ainda é um recurso ideal para descobrir muitos fornecedores no país.

5. Sendo

ATualmente, o Ser é a maior plataforma vietnamita de comércio eletrônico que é conhecida por se especializar em atendimento ao cliente e cria uma plataforma de negociação onde cidadãos vietnamitas podem vender uns aos outros – tornando-se uma das páginas web mais dominantes na categoria cliente para cliente dentro do Vietnã.

O diretório do Ser conta atualmente com mais de dez milhões de produtos à venda e mais de 300 mil usuários cadastrados. Sua base é composta por pequenas empresas que vendem seus produtos e cidadãos comuns que estão comprando esses produtos no site. A página web tem planos para revolucionar o comércio eletrônico no país, especialmente em províncias rurais onde o conceito de compras pela internet ainda não atingiu a extensão de Hanói e HCMC.

No momento, eles estão comercializando seu site em áreas que excedem o HCMC e Hanói e estão mais focados em outras províncias onde quase dois terços da população continua a residir.

Como o maior site de comércio eletrônico do Vietnã, o Sendo ganhou mais de um bilhão de dólares em lucros brutos anuais. Ele havia sido planejado pela empresa para atingir esse objetivo até 2020, mas acabou conseguindo no início de 2019.

6. Tiki

Em 2010, a Tiki foi estabelecida como uma plataforma de venda de livros de comércio eletrônico e acabou se tornando uma das maiores empresas de varejo online do Vietnã.

Devido aos seus produtos e serviços excepcionais, a empresa é considerada uma das três maiores sites de varejo com mais de 300.000 produtos à venda de 12 categorias de produtos diversos.

Além disso, sua receita anual é de quase US$ 250 milhões por ano. Devemos também ter em mente que, apesar das grandes quantidades de receita, Tiki tem experimentado lucros financeiros devido aos seus gastos em recursos humanos e armazéns. Como tal, a empresa pretende se tornar a maior plataforma de comércio eletrônico do Vietnã e escalar suas operações em uma escala geográfica maior. No último ano, a administração da empresa vem levantando novas rodadas de sementes de cerca de US$ 100 milhões que reinvestirão em serviços móveis, infraestrutura, P&D e novas tecnologias.

7. Shopee

Shopee não é uma plataforma vietnamita, mas é na verdade uma plataforma de comércio eletrônico com sede em Cingapura para bens de consumo e tem uma filial vietnamita que serve como a plataforma líder no Vietnã com mais de 33,6 milhões de visitantes mensalmente.

Consequentemente, Shopee é considerado o ‘
eBay do Sudeste Asiático
” e é, sem dúvida, o maior site de varejo nessa região específica. De propriedade do Sea Group, o Shopee gerou mais de um bilhão de dólares em receita no Shopee Vietnam em 2019 e fornece garantias de reembolso para proteção do cliente e produtos com falhas.

8. Exportação do Vietnã

O Vietnã Export é um site moderno ideal que tem mantido um imenso banco de dados de fábricas verificadas dentro do Vietnã.

O Comércio do Vietnã e o Ministério da Indústria endossaram o site, que é de muito melhor uso do que os outros devido à sua qualidade excepcional. Além disso, além do banco de dados, eles têm fornecido grandes quantidades de notícias e informações específicas do setor, e o site também vem promovendo produtos agrícolas como lichia e café, que são difíceis de obter.

Tell Us What You NEED

    * To achieve our mission we provide all the necessary functionalities to buyers and sellers that help them in developing the voice of their business and to expand worldwide.